Parceria com bancos facilita acesso a capital de giro para trabalhadores
Há cinco anos na formalidade, a manicure Sandra Oliveira já consegue viver do próprio negócio, mas tem dificuldades para dar o famoso “passo a frente” para ver o empreendimento crescer. Como Empreendedora Individual, ela sofre com a falta de um capital de giro, um dinheiro extra para comprar produtos novos e investir no próprio negócio. A burocracia nos bancos, diz, intimida a possibilidade de empréstimo. “Não foram poucas as vezes que procurei o banco e eles disseram que eu não havia preenchido os requisitos necessários para ser atendida”, lamenta.
Na maioria dos casos, os trabalhadores formais e informais da região não conseguem o crédito por falta de um encaminhamento correto das exigências legais. Segundo o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcos Vinicius Nascimento, estas exigências não são muitas. São documentos que muitas vezes dependem apenas de uma formatação técnica para assegurar a ajuda bancária. Nesse sentido, o Sebrae vai intermediar estas ações.
Uma parceria com o Banco do Brasil e a Caixa possibilitará que a Instituição auxilie os trabalhadores na formatação correta da documentação exigida e só depois de organizada ela será apresentada ao banco. Como contrapartida, os trabalhadores informais que procurarem o Banco do Brasil e a Caixa em busca de uma ajuda financeira serão encaminhados para o Sebrae e inseridos no Programa de Empreendedorismo Individual, que na área de atuação da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus já conta com cerca de 6 mil cadastrados e formalizados.
Para a coordenadora da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, era necessário uma estrutura que facilitasse para os profissionais o acesso ao empréstimo. “O certo é que a demanda existe e os recursos também. O que se precisa é criar um mecanismo eficiente para que trabalhadores formais e informais tenham acesso mais rápido a estes recursos”, explica.
Estímulo - Os bancos parceiros garantem que podem assegurar aos trabalhadores capital de giro com juros abaixo dos praticados atualmente no mercado. Além disso, oferecem cheque especial e a implantação de máquinas de cartão de crédito e débito nos estabelecimentos. Dentro da parceria com o Sebrae, o primeiro grupo apresentado aos representantes dos bancos foi o do setor de beleza, importante setor para a região.
No sul da Bahia tem crescido o número de profissionais atuando nas atividades de salões de beleza e cosméticos. Levantamento feito por técnicos do Sebrae revela que salão de beleza foi a atividade que mais registrou Empreendedor Individual na região entre julho de 2009 e maio de 2011. Em Ilhéus estão em funcionamento aproximadamente mil salões, segundo dados da associação local. Em Itabuna, 480 estabelecimentos estão inscritos no setor de Vigilância Sanitária, mas com o número de informais, a cidade, segundo estimativa do presidente da Associação dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Itabuna (Asbeles), Edilson Melo, possui cerca de 1,3 mil estabelecimentos.
Revolução silenciosa - Apesar da ideia comum de que poucos recursos são liberados para trabalhadores formais e informais da região, o superintendente da Caixa, Marcos Vinícius Nascimento, fala na existência de uma verdadeira “revolução silenciosa” na economia regional no estímulo ao microcrédito. Nas 30 agências da Caixa que atendem a 86 municípios sulbaianos, somente este ano, já foram liberados R$ 2,1 milhões em recursos. E o mais importante: o índice de adimplência é de 97%. “A nossa proposta é bem maior que liberar recursos. É a de potencializar o pequeno negócio. Queremos ver ele crescer”, explica.
Os recursos para esse mercado do pequeno negócio são liberados de acordo com as possibilidades de cada trabalhador, mas crescem à medida que ele vai quitando o empréstimo tomado. A proposta é permitir que os setores criem um histórico bancário que, adiante, lhe auxiliem na liberação de valores mais significativos. As condições e os prazos de pagamento são avaliados caso a caso. Mais informações podem ser obtidas nos bancos ou no Sebrae de Ilhéus (Avenida Dois de Julho, Centro Histórico) e Itabuna (Avenida Francisco Ribeiro Junior, 198, Edifício Atlanta Center – Térreo).